Nós encontramos 0 resultados. Ver resultados
Resultados da pesquisa

O que é: Oferta Pública

Postado por em 27/10/2023
0

O que é Oferta Pública?

A oferta pública é um termo utilizado no mercado financeiro para se referir a uma operação na qual uma empresa disponibiliza a venda de seus valores mobiliários para o público em geral. Essa oferta pode ser realizada tanto por empresas que já possuem ações negociadas em bolsa de valores, como por empresas que estão em processo de abertura de capital.

Tipos de Oferta Pública

Existem diferentes tipos de oferta pública, cada um com suas características e finalidades específicas. Os principais tipos são:

Oferta Pública Inicial (IPO)

A Oferta Pública Inicial, também conhecida como IPO (Initial Public Offering), é a primeira oferta pública de ações de uma empresa que está em processo de abertura de capital. Nesse tipo de oferta, a empresa disponibiliza a venda de suas ações para o público em geral, com o objetivo de captar recursos para financiar seus projetos e expansão.

Oferta Pública de Aquisição (OPA)

A Oferta Pública de Aquisição, ou OPA, é uma oferta realizada por uma empresa para adquirir a totalidade ou parte das ações de outra empresa. Geralmente, essa oferta é feita com o objetivo de adquirir o controle da empresa alvo, podendo ser amigável, quando há acordo entre as partes, ou hostil, quando a empresa alvo não deseja ser adquirida.

Oferta Pública de Distribuição (OPD)

A Oferta Pública de Distribuição, ou OPD, é uma oferta realizada por uma empresa para distribuir seus valores mobiliários para o público em geral. Essa oferta pode ser feita tanto por empresas que já possuem ações negociadas em bolsa de valores, como por empresas que estão em processo de abertura de capital.

Oferta Pública de Debêntures (OPD)

A Oferta Pública de Debêntures, ou OPD, é uma oferta realizada por uma empresa para captar recursos por meio da emissão de debêntures. As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas, que conferem ao investidor o direito de receber juros e o valor investido de volta em determinado prazo.

Processo de uma Oferta Pública

O processo de uma oferta pública envolve diversas etapas, desde a preparação da documentação até a negociação e liquidação dos valores mobiliários. As principais etapas são:

Preparação da Oferta

Nessa etapa, a empresa que deseja realizar a oferta pública deve preparar toda a documentação necessária, como o prospecto, que contém informações detalhadas sobre a empresa, seus negócios, riscos e perspectivas futuras. Além disso, é necessário contratar os intermediários financeiros, como bancos de investimento, para auxiliar na estruturação e distribuição da oferta.

Registro na CVM

Antes de realizar a oferta pública, a empresa deve obter o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais no Brasil. Esse registro é necessário para garantir a transparência e segurança das operações realizadas no mercado.

Divulgação da Oferta

Após o registro na CVM, a empresa deve divulgar a oferta para o público em geral, por meio de anúncios em jornais, sites e outros meios de comunicação. Além disso, é necessário realizar roadshows, que são apresentações para investidores interessados em participar da oferta.

Período de Reserva e Subscrição

No período de reserva e subscrição, os investidores interessados em participar da oferta devem manifestar sua intenção de compra, reservando uma quantidade de valores mobiliários. Após o encerramento desse período, é realizado o rateio, caso a demanda seja maior do que a oferta.

Negociação e Liquidação

Após a definição do preço e quantidade de valores mobiliários a serem ofertados, ocorre a negociação e liquidação dos valores mobiliários. Essa etapa envolve a compra e venda dos valores mobiliários pelos investidores, por meio das corretoras de valores, e a entrega dos valores mobiliários e pagamento dos recursos.

Conclusão

A oferta pública é uma importante ferramenta utilizada pelas empresas para captar recursos e expandir seus negócios. Com a realização de uma oferta pública bem estruturada e divulgada, as empresas podem atrair investidores interessados em participar do seu crescimento, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de capitais.

Comparar Imóveis